Onde posso pedir mais informações?
Usando o formulário de pedido de informações disponível neste site.
Em alternativa, pode contactar o número 910598494 ou email p…@med.up.pt.
Os alunos têm a possibilidade de optar por dois regimes de frequência: (1) o regime Presencial e (2) o regime à Distância. Como funciona cada um?
Ambos os regimes possibilitam aos alunos o acesso às aulas através da combinação de 3 vias, variando entre si na percentagem de acesso atribuída a cada uma destas modalidades:
– Presença em sala de aula
– Videoconferência
– Gravação da aula

(1) Regime de ensino Presencial
Este regime assenta na assistência em sala de aula. No mínimo 75% das aulas deverão ser assistidas em sala de aula, podendo as restantes 25% ser assistidas através de videoconferência e/ou gravação de aula.

(2) Regime de aprendizagem à Distância
Este regime assenta na assistência por videoconferência. No mínimo 75 % das aulas deverão ser assistidas em videoconferência, podendo as restantes 25% ser assistidas através de gravação de aula.

Na impossibilidade do aluno assistir à aula presencialmente ou por videoconferência, poderá assistir à gravação da aula. Qual a implicação?
Elaboração do resumo da aula, assim como, a justificação da falta de presença.

Caso o aluno queira alterar o seu regime de frequência a meio do ano letivo, poderá fazê-lo?
Sim, desde que apresente um pedido de alteração, mediante justificação devidamente fundamentada, à Direção do curso.

Como funcionam as aulas e o acesso à Plataforma Moodle?
O acesso às aulas implica a utilização de um login e password atribuídos pelo Serviço de Informática e enviados aos alunos pelo e-formador antes do início do curso. Estas credenciais dão acesso a:
– Site da FMUP (https://sigarra.up.pt/fmup/pt/web_page.inicial)
– Plataforma Moodle 2013/2014 (http://moodle1213.med.up.pt). Esta plataforma “Modular Object-Oriented dynamic Learning Environment é o software que serve de apoio à aprendizagem e divulgação dos conteúdos.
– Webmail da FMUP (http://webmail.med.up.pt)
Mais informações detalhadas no menu “Normas gerais” – Aulas

Como será a avaliação às disciplinas?
A avaliação às disciplinas é feita através de classificação obtida em prova de avaliação formal quantitativa (escala de 0 a 20 valores). Em cada unidade curricular, a avaliação poderá incluir uma ou mais das seguintes modalidades de avaliação, conforme opção pedagógica do docente responsável:
– testes de escolha múltipla e/ou de desenvolvimento;
– trabalhos individuais ou de grupo;
– prova oral;
– exame prático.

Como fazer a candidatura?
A candidatura é online, no site da FMUP (https://sigarra.up.pt/fmup/pt/cand_geral.concursos_cand_abertos_view?pv_tipo_curso_sigla=&pv_apr_tipo_cur=S), nos prazos já definidos.

Passos:
– Clicar no botão “Apresentar candidatura”
– Preencher o formulário de pedido de utilizador (receberá no e-mail que indicou o username provisório e password para efetuar o seu login em: http://sigarra.up.pt/fmup/web_page.inicial e assim continuar com o processo da sua candidatura)

Caso surja alguma dificuldade não hesite em nos contactar.

Como funcionam as aulas, em regime à distância, para alunos de países com fuso horário diferente de Portugal?
Nestas situações a FMUP tem um tratamento especial que permite o acesso à pós-graduação, considerando a diferença horária entre Portugal e o país estrangeiro.
Ex: América do Sul – 6ª feira acesso à aula por videoconferência/ sábado visualização da aula gravada e realização do respetivo resumo.