Auscultação Cardíaca Digital

Direção do Curso

Profª. Doutora Elisabete Martins

A auscultação cardíaca é essencial na prática médica e um complemento indispensável ao exame clínico. A aprendizagem da técnica de auscultação cardíaca é de suma importância uma vez que as alterações identificadas constituem frequentemente os primeiros indicadores de doença cardíaca e permitem delinear as estratégias iniciais de estudo complementar e orientação terapêutica. Os estetoscópicos acústicos têm sido os instrumentos tradicionalmente utilizados no ensino da auscultação.

Atualmente existem modelos de estetoscópios eletrónicos que permitem não só a auscultação dos sons cardíacos, mas também a sua gravação e transmissão por via wireless, para diversos tipos de equipamento, nomeadamente smartphones. Estas funcionalidades permitem a audição dos mesmos sons por diferentes indivíduos, mesmo à distância, a criação de plataformas digitais para treino individual ou para a realização de estudos comparativos ou de correlação com os resultados dos exames subsidiários.

As novas tecnologias digitais possibilitam a prestação de serviços de consultadoria à distância, podendo desta forma ser utilizadas para a otimização da referenciação de doentes com cardiopatias para as instituições hospitalares e/ou realização de certos exames complementares.

Com o aumento crescente dos custos em saúde, a utilização eficaz da técnica da auscultação cardíaca, com ou sem recurso às tecnologias digitais, constitui uma mais-valia na prestação de cuidados de saúde personalizados, com uma boa relação custo-eficácia.

 

Objetivos

Esta unidade de formação contínua tem como objetivo principal o ensino teórico-prático da técnica de auscultação cardíaca. Nesta unidade serão aprofundados os princípios da anatomia e fisiologia do coração, do uso correto do estetoscópio e da interpretação dos sons auscultatórios.

Pretende-se igualmente a familiarização com os estetoscópios eletrónicos e a análise crítica das correlações com as novas tecnologias de imagem cardíaca, explorando a potencialidades da aplicação da auscultação digital em telemedicina.

 

Duração: 16 horas (2 ECTS)

Destinatários: Médicos, Enfermeiros, Cardioneumologistas, Estudantes de Medicina do ciclo clinico (4º, 5º e 6º ano).

Candidatura (1ª edição): 14  outubro a 11 novembro 2019

Candidatura (2ª edição): 13 janeiro a 7 fevereiro 2020

 

Modalidade E-learning

1ª edição: 4 janeiro a 7 março 2020

2ª edição: 30 março a 31 maio 2020

 

Em ambas as edições serão agendados webinars e uma aula dedicada ao manuseio de estetoscópios eletrónicos que decorrerá presencialmente, embora não tenha carácter obrigatório.

 

Valor: 150€ + 2€ seg. escolar

 

 

  • Share :