Medicina do Futebol

Direção do curso

Prof. Doutor Francisco Rocha Gonçalves

 

Parceria

O futebol é a modalidade desportiva com mais praticantes em Portugal. Neste sentido, a Federação Portuguesa de Futebol pretende estabelecer uma parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto de modo a dinamizar um programa educativo para médicos de futebol, abordando de forma específica a modalidade nos temas da emergência médica em campo (treino e jogo), avaliação e tratamento das lesões, antidoping e as funções do médico de equipa. O curso pretende afirmar-se no contexto do UEFA Football Doctor Education Programme, estabelecendo-se como uma formação específica de pós-graduados e/ou especialistas em medicina desportiva na modalidade do futebol.

 

Objetivos:

Implementar, no contexto nacional, o programa de formação em cascata do UEFA Football Doctor Education Programme, que abrange as áreas específicas da emergência médica, avaliação e tratamento das lesões e doenças, antidoping e funções do médico de equipa.


Resultados de aprendizagem:
Conhecer os UEFA’s Minimum Medical Requirements

  • Conhecer as funções, responsabilidades e competências do médico de equipa em futebol
  • Definir planos e estratégias de emergência médica para jogadores de futebol
  • Estabelecer procedimentos de avaliação, diagnóstico e tratamento de lesões e doenças no futebol
  • Conhecer e estabelecer planos de proteção do jogador de futebol, através de estratégias de prevenção de lesões, monitorização das cargas de treino/jogo e nutrição/alimentação
  • Conhecer os procedimentos dos protocolos antidoping no futebol

 

Destinatários: Licenciados ou detentores de Mestrado integrado em Medicina, com pós-graduação ou especialidade em Medicina Desportiva.

 

Duração: 28 horas de contacto (3,5 ECTS)

Candidaturas: 1 out 2019 a 15 jan 2020

Calendarização do curso: 3 março a 21 abril 2020

Horário: terças-feiras das 18h às 22h

* Para obter o diploma do Doctor Education Programme da UEFA tem que frequentar obrigatoriamente o curso de emergência e trauma presencialmente. 

Para a aprovação na Unidade curricular basta o SIV (Suporte Imediato de Vida). Caso tenha frequentado um curso de SIV recentemente, poderá submeter o certificado para validação e obter equivalência, sendo suficiente para aprovação na UC, mas não poderá ter o diploma do Doctor Education Programme da UEFA.

 

Valor: 350€ + 2€ (seguro escolar)

 

Regime de frequência:

Os estudantes têm a possibilidade de optar por dois regimes de frequência: o regime Presencial e o regime à Distância. Ambos os regimes possibilitam aos estudantes o acesso às aulas através da combinação de 3 vias (presença em sala de aula, videoconferência e aula gravada) variando entre si na percentagem de acesso atribuída a cada uma destas modalidades.

1. No regime presencial os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas presencialmente, em sala de aula. Os restantes 25% das aulas podem ser assistidos através de videoconferência e e/ou aula gravada.

2. No regime à distância os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas através de videoconferência. Os restantes 25% das aulas podem ser assistidos em diferido através de aula gravada.

 

 

  • Share :