Nutrição Clínica para Médicos Hospitalares

Direção do curso

Profª. Doutora Paula Freitas

 

Coordenação

Profª. Doutora Rosa Vilares

 

A Nutrição humana no campo da medicina exige um conhecimento interdisciplinar para coadjuvar na prevenção e tratamento da doença envolvendo equipas multidisciplinares em saúde, com o objetivo final de evitar e/ou tratar a malnutrição hospitalar.

Os recentes avanços na compreensão da fisiopatologia da desnutrição e das doenças crónicas e aguda dismetabólica mais prevalentes em meio hospitalar, exigem uma nova abordagem através da terapêutica nutricional/dietética como suporte metabólico.

Quando nos referimos à desnutrição fazemos referência a uma das definições de Sitges Serra quando diz: “Desnutrição é um distúrbio da composição corporal, caracterizado por um excesso de água extracelular, um défice de potássio e massa muscular, associado com frequência à diminuição de tecido gordo e hipoproteinemía, que interfere com a resposta normal do hospedeiro à sua doença e ao seu tratamento”.

A desnutrição do doente hospitalizado é o resultado da complexa interação entre doença, alimentação e nutrição.

Entre as doenças associadas à desnutrição temos a insuficiência cardíaca congestiva principalmente em estágios avançados. Dentro das manifestações clássicas da doença cardíaca encontramos variados graus de depleção proteico-calórica, até aos quadros extremos designados de caquexia cardíaca. As doenças renais são outra das doenças com importantes implicações com a Nutrição/Dietética. Para o doente com insuficiência renal, a dieta é uma parte importante do plano de tratamento. Outras doenças crónicas que podem conduzir à malnutrição são a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, o Acidente Vascular Cerebral e a Doença Oncológica.

A necessidade de manter um estado nutricional adequado não é um fenómeno novo. Já Hipócrates dizia que as feridas curavam melhor com uma boa nutrição.

Quando o estado nutricional é deficiente há comprometimento da recuperação, prolonga-se a estada hospitalar, aumenta a taxa de reinternamentos prematuros, aumenta o risco de infeções e diminui a qualidade de vida.

A alimentação e nutrição do doente é o pilar onde se deve basear o tratamento médico integral desde que o doente é internado até ao momento da sua alta.

A avaliação do estado nutricional é uma aproximação exaustiva da situação nutricional do doente mediante o uso da história clínica, farmacológica e nutricional, exame físico, dados antropométricos e laboratoriais. Esta avaliação permitirá um correto diagnóstico.

O correto tratamento nutricional/dietético deve realizar-se cada vez mais de forma precoce para benefício da saúde do doente e com minimização dos custos associados aos dias de internamento. O desenvolvimento tecnológico permite hoje um melhor ajuste não só no tipo de dieta mais adequada ao doente, mas também à via de administração, ao tempo, ao material e à metodologia a utilizar. Tudo isto, fez alterar o conceito simplista de suporte nutricional pelo de tratamento nutricional ou nutrição especifica para o doente.

A terapia nutricional tem provado ser eficaz na prevenção e/ou tratamento do doente com alterações nutricionais (malnutrição) associadas a outras patologias médicas ou cirúrgicas e, portanto, capaz de reverter os efeitos deletérios decorrentes das mesmas.

Embora os profissionais e estudantes de Ciências da Saúde concordem que a nutrição/dietética tenha uma aplicação clínica relevante nos cuidados de saúde aos doentes, há uma ausência destas disciplinas como matérias independentes no plano de estudos das Faculdades de Medicina.

Em 1989 foi publicada uma proposta da American Society of Clinical Nutrition para o consenso sobre as prioridades dos conteúdos em nutrição do currículo das faculdades de medicina. Um dos elementos que se destaca naquela proposta é a aceitação e o reconhecimento da importância prática dos conhecimentos de nutrição/dietética na prática clinica médica.

 

Objetivos

– Proporcionar conhecimentos sobre metodologias de avaliação diretas e indiretas sobre o estado nutricional do doente

– Aquisição de conhecimentos relacionados com a fisiopatologia das doenças mais prevalentes em meio hospitalar, a sua etiologia e o seu tratamento nutricional.

– Conceitos básicos dietéticos e suporte nutricional artificial em todos os seus aspetos: avaliação do estado nutricional, indicações gerais do suporte nutricional e guia prático para a prescrição e seguimento do suporte nutricional artificial tanto enteral como parenteral.

– Proporcionar a discussão de casos clínicos baseados em casos reais tratados em ambiente hospitalar.

 

Resultados de aprendizagem

– Descriminar positivamente o tipo de dieta mais adequada ao doente/doença (s).

– Fazer avaliação nutricional que proporcione o diagnóstico nutricional e a instituição da terapêutica mais adequada a cada situação.

– Conhecimentos teórico-práticos que permitam resolver situações concretas, em particular em contexto do doente hospitalizado.

– Capacidade de análise diagnóstica nutricional para implementação de terapêutica nutricional.

 

Duração: 32 horas (4 ECTS)

 

Candidaturas: 1 Março a 2 maio 2019

 

Calendarização do curso: 1 junho a 20 julho 2019 aos sábados das 09h00 às 13h00

 

Valor: 300€ + 2€ seg. escolar

 

 

Regime de frequência:

Os estudantes têm a possibilidade de optar por dois regimes de frequência: o regime Presencial e o regime à Distância. Ambos os regimes possibilitam aos estudantes o acesso às aulas através da combinação de 3 vias (presença em sala de aula, videoconferência e aula gravada) variando entre si na percentagem de acesso atribuída a cada uma destas modalidades.

1. No regime presencial os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas presencialmente, em sala de aula. Em casos excecionais e devidamente justificados, os restantes 25% das aulas podem ser assistidos através de videoconferência e e/ou aula gravada.

2. No regime à distância os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas através de videoconferência. Em casos excecionais e devidamente justificados, os restantes 25% das aulas podem ser assistidos em diferido através de aula gravada.

 

 

PEDIDO DE INFORMAÇÃO

 

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