Curso Básico de Monitorização Ambulatória de Pressão Arterial (MAPA) de 24 horas e de Velocidade da Onda de Pulso Carotido-femoral

Direção do Curso
Prof. Doutor Jorge Polónia

A monitorização ambulatória da pressão arterial de 24 horas (MAPA) é hoje considerada uma técnica indispensável na avaliação rigorosa do doente com hipertensão arterial suspeita ou confirmada. A MAPA de entre todas as formas de medição da pressão arterial é a que disfruta de maior valor preditivo do risco cardiovascular sendo a técnica ideal para o diagnóstico da hipertensão da bata branca e da hipertensão mascarada. A interpretação adequada dos dados que fornece exige conhecimento acerca das suas potencialidades, indicações clinicas e das suas limitações bem como da validação e colocação dos dispositivos disponíveis.
A velocidade de onda de pulso constitui uma técnica não invasiva de avaliação da rigidez aórtica de fácil execução, de boa reprodutibilidade / validade e de baixo custo. A rigidez aórtica assim avaliada constitui um marcador robusto de lesão de órgão alvo cardiovascular e um indicador muito preciso do prognóstico cardiovascular e renal permitindo orientar terapêuticas nos doentes hipertensos. Por estes motivos as recentes orientações (Guidelines da hipertensão ESH/ESC 2018) recomendam a sua realização como um marcador clinico de lesão de órgão-alvo cardiovascular e como marcador integrado da doença aterosclerótica. Os requisitos técnicos para a sua realização são de aprendizagem acessível e de rápida aquisição.

Objetivos
– Conhecimento dos princípios gerais do ritmo circadiário da pressão arterial e os fatores que o modificam.
– Conhecimento dos princípios gerais da técnica de registo da pressão arterial de 24 horas (MAPA 24 h) incluindo os fundamentos da validação e da escolha dos registadores disponíveis
– Conhecimento das Indicações clinicas para o registo de MAPA de 24horas. Critérios de diagnóstico da hipertensão da bata branca e hipertensão mascarada. Valores-limite de definição de normalidade e doença hipertensiva. Valor prognóstico dos dados da MAPA 24 horas
– Reconhecer as situações em que a MAPA permite um diagnóstico preciso da condição do doente e uma individualização diagnóstica e de orientação terapêutica
– Conhecimento dos princípios gerais e dos fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos da velocidade da onda de pulso carótido-femoral como marcador da distensibilidade / rigidez aórtica.
– Conhecimento do significado prognóstico da velocidade da onda de pulso como marcador de risco cardiovascular. Fatores potenciadores e atenuadores da velocidade da onda de pulso carótido-femoral.
– Aprendizagem da técnica de medição da velocidade da onda de pulso carótido-femoral.

Duração: 16 horas (2 ECTS)
Destinatários: Médicos, Enfermeiros, Cardioneumologistas, Estudantes de Medicina do ciclo clinico (4º, 5º e 6º ano).

PEDIDO DE INFORMAÇÃO